Hábitos saudáveis trazem mais qualidade de vida ao trabalho

No mês de conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde mental, a Empresa Gestora de Ativos (Emgea) realizou palestra para incentivar funcionários a adotar hábitos saudáveis a partir de pequenas mudanças na própria rotina de trabalho: pausa ativa, prática da atenção plena (mindfulness), beber água com maior regularidade e até se alongar com mais frequência. Objetivo é proporcionar um clima organizacional saudável e mais qualidade de vida para cada um.
Intitulada “Como construir metas e objetivos para mudança de hábitos e estilo de vida saudável”, a palestra dedicada aos colaboradores da Emgea foi realizada pelo profissional de educação física especializado em saúde integral e no trabalho, Felipe Mendonça, na última sexta-feira (20/1). A oficina abordou temas como longevidade, pilares da saúde e do bem-estar dentro e fora do trabalho e como gerar uma mudança de comportamento para uma vida mais saudável.
“Ter boas condições de saúde é uma construção diária e somar isso às ações profissionais é fundamental, pois é aqui que dedicamos boa parte das nossas horas do dia. São pequenas mudanças ao longo do tempo que geram grandes resultados”, destacou o presidente da empresa pública, Rodrigo Brandão.
Não existe uma fórmula mágica, mas há trilhas para que cada um possa elaborar seus objetivos pensando no bem-estar físico, emocional e mental. “Você pode começar dedicando apenas cinco minutos para atividades como caminhar, alongar, espreguiçar, respirar fundo e depois agir”, pontuou Felipe Mendonça.
O palestrante explicou que a estratégia é simples, mas exige planejamento, como estabelecer metas alcançáveis, mensurar indicadores de execução, calcular a relevância e o tempo disponível para realização das atividades. “Usamos uma metodologia chamada Objetivo Smart e trabalhamos com alguns pilares. É importante mapear as dificuldades para executar as tarefas, as habilidades, o nível de ansiedade e retratar como é sua personalidade quando se propõe a realizar objetivos. O planejamento é individual e precisa ser personalizado para gerar interesse a longo prazo”, ressaltou.
Felipe Mendonça citou também o reflexo dessas mudanças no relacionamento interpessoal. “A adoção de hábitos saudáveis reflete diretamente no ambiente corporativo, aumentando a satisfação e produtividade do colaborador ao realizar o trabalho”, complementou o profissional educação física.
Para Ângela Costa, 69 anos, a palestra foi bastante enriquecedora, já que motivou os colaboradores a adotarem hábitos saudáveis tanto profissionalmente, quanto na vida pessoal. “É natural desenvolvermos uma rotina de trabalho sedentária, porque passamos o dia sentados na frente de um computador. Então, receber esse estímulo é muito válido, principalmente, quando temos norteadores para começar as mudanças”, disse.
Janeiro Branco
A palestra é parte das ações da Emgea em alusão ao mês de conscientização sobre a importância dos cuidados com a Saúde Mental, também conhecido como Janeiro Branco.
De acordo com estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), o Brasil é o país com mais diagnósticos de ansiedade do mundo (9,3%) e o segundo maior das Américas com casos de depressão (5,8%). Os transtornos também causam reflexos no desenvolvimento econômico, sendo a segunda maior causa de afastamento laboral.
Texto: Gerência de Comunicação