IMPRIMA SEU BOLETO IMPRIMA SEU BOLETO IMPRIMA SEU BOLETO IMPRIMA SEU BOLETO IMPRIMA SEU BOLETO IMPRIMA SEU BOLETO IMPRIMA SEU BOLETO IMPRIMA SEU BOLETO

Emgea se destaca entre as estatais com melhores indicadores de governança em 2022

Certificação aferida pelo Ministério da Economia marca o 6 º ciclo da pesquisa IG-Sest, que avalia o desempenho e as boas práticas desenvolvidas pelas empresas públicas federais

A Empresa Gestora de Ativos (Emgea) recebeu, nesta quarta-feira (14), a certificação de excelência aferida pelo Ministério da Economia no 6º ciclo de avaliação do Indicador de Governança Sest (IG-Sest). A estatal foi classificada com nota 9,14, ficando entre as 28 empresas públicas com melhores índices em 2022.

Para o presidente da Emgea, Rodrigo Brandão, a certificação tem um apelo especial este ano. “Mesmo sendo parte do Plano Nacional de Desestatização (PND), a Emgea não deixou de lado o foco na governança e conformidade, crescendo no índice de excelência e boas práticas. Isso demonstra o empenho do nosso time de colaboradores, que nos apoiaram na conquista de mais essa certificação”, exalta. 

O Indicador de Governança Sest é o principal instrumento do Governo Federal para avaliação do desempenho das estatais federais, tendo como critérios o cumprimento de dispositivos legais, infralegais e de boas práticas de governança corporativa. 

Neste ano, além de avaliar os aspectos de gestão, transparência, gerenciamento de riscos e controles, a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), do Ministério da Economia, analisou a atuação das instituições na promoção da equidade, diversidade e responsabilidade ambiental. 

“O questionário do IG-Sest vem sendo aprimorado ano após ano para chegarmos aos melhores resultados para a sociedade. É perceptível o crescimento no nível das notas e isso tem grande representatividade como papel indutor dessas melhorias”, afirma o secretário da Sest, Ricardo Faria.  

Entre os itens classificatórios, a Emgea recebeu índice de excelência na prestação de contas à sociedade; gestão de riscos, conformidade e controles internos; integridade e código de conduta e conselhos.

Emgea

A Emgea é uma empresa pública federal não financeira, vinculada ao Ministério da Economia. Criada em 2001, administra operações de crédito imobiliário e comercial originários da Caixa Econômica Federal e de outros agentes financeiros, além de ativos – bens e direitos - provenientes da União e demais entidades integrantes da administração pública federal. Como estatal, a Emgea tem o Governo Federal como acionista.

Voltar para o topo