Canais de Atendimento

Atendimento a clientes, Serviço de Informação ao Cidadão - SIC e Ouvidoria são canais distintos e com funções diferentes, contudo, é comum haver questionamentos e dúvidas relacionados a qual canal acionar em determinada situação. A escolha correta do destino de sua mensagem garantirá um atendimento mais ágil e adequado à sua demanda.

 

Atendimento a clientes

Informações sobre contratos e/ou dívidas e demais serviços (impressão de boletos, negociação de dívida, liberação de garantia, comunicação de sinistros, entre outros) da EMGEA, acesse a aba “ atendimento a clientes” e selecione a opção desejada.

https://emgea.gov.br/Home/Page/014957e7-0043-401b-8231-fe5f8cd3c5aa

 

SIC – Serviço de Informação ao Cidadão

A Lei de Acesso a Informação nº 12.527/2011 estabelece que órgãos e entidades públicas devem divulgar, independentemente de solicitação, informações de interesse geral ou coletivo, exceto aquelas que tenham confidencialidade prevista no texto legal.

A EMGEA disponibiliza o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) para o recebimento de solicitações de informações públicas, amparadas pela  Lei de Acesso à Informação.

Qualquer pessoa, natural ou jurídica, poderá formular pedido de acesso às informações públicas.

O protocolo e acompanhamento de uma solicitação de informação no SIC deverá ser feito, preferencialmente, através da plataforma Fala.BR, desenvolvida pela CGU.

A Portaria CGU nº 581, de 9 de março de 2021, recomenda que o cidadão opte pelo registro diretamente na plataforma Fala.BR, desenvolvida pela CGU, uma vez que ela permite que o cidadão acompanhe o andamento dos pedidos e tenha acesso, de forma ágil e segura, aos direitos previstos na Lei de Acesso à Informação.

Em cumprimento à Lei, disponibilizamos em nosso portal, seções específicas com informações classificadas como de Transparência Ativa. Desta forma, sugerimos que avalie abaixo qual o canal de atendimento mais adequado à sua necessidade:
a. Para obter informações de interesse geral e coletivo sobre a EMGEA, registre um pedido de informação no Fala.BR (link);
b. Para solicitar algum serviço ou receber informações sobre os serviços disponibilizados pela EMGEA, acesse a aba “atendimento a clientes”; (link) ou
c. Para fazer uma sugestão, denúncia ou reclamação, encaminhe uma mensagem para a Ouvidoria. (LINK Fala.BR)

Relatórios Estatísticos

Responsável pelo monitoramento da implementação da Lei nº 12.527/2011 (art.40)
Fernanda Ayres Jardim Elias
(61) 3214-4910

 

Ouvidoria 

A Ouvidoria poderá ser acessada para o encaminhamento de denúncias, sugestões e agradecimentos/elogios em 1ª instância ou, ainda, de reclamações, solicitações e dúvidas não solucionadas através dos canais de atendimento convencionais.

Antes de continuar, verifique se sua demanda deve ser encaminhada à Ouvidoria ou a outro canal de atendimento, para que nossa resposta seja elaborada de forma mais ágil e adequada.

Ao clicar em "ENVIE SUA MENSAGEM À OUVIDORIA", você será redirecionado/a para a plataforma Fala BR, desenvolvida e gerida pela Ouvidoria-Geral da União, órgão vinculado à Controladoria-Geral da União (CGU).

O Fala BR é um canal integrado para encaminhamento de manifestações (acesso a informação, denúncias, reclamações, solicitações, sugestões, elogios e simplifique) a órgãos e entidades do poder público. Trata-se de um ambiente sigiloso e que fica hospedado fora dos servidores da EMGEA.

As vantagens de fazer sua manifestação via Fala BR:
1. O sistema está disponível na Internet de forma ininterrupta (24 horas/dia);
2. Permite a manifestação tanto de pessoas jurídicas quanto de pessoas físicas;
3. Protege as informações pessoais do denunciante, restringindo o acesso a quaisquer dados relativos à intimidade, vida privada, honra e imagem, bem como
4. Possibilita denúncias anônimas.

O Fala.BR é, portanto, o canal para o encaminhamento de reclamações, sugestões, solicitações e elogios.

 

Denúncias

O Fala BR é um ambiente seguro para recebimento de denúncias sobre a prática de crimes, atos de improbidade, violação de normas internas ou de leis, ou qualquer outro ato ilícito praticado contra a EMGEA. Ao realizar a sua denúncia, procure detalhá-la ao máximo, indicando, sempre que possível, de forma pormenorizada, o(s) fato(s), os elementos, a forma de atuação do(s) denunciado(s), a data e o local da prática do ato, bem como a quantificação do dano acarretado com a prática irregular ou com o ato ilícito objeto da denúncia.

ENVIE SUA MENSAGEM PARA A OUVIDORIA

Fale com a EMGEA
•    Pessoalmente ou por correspondência para o endereço:

     EMGEA       
     SBS, Quadra 2, Bloco B, Subloja
     70.070-902 - Brasília/DF
•    OUVIDORIA (Fala.BR)
•    COMISSÃO DE ÉTICA
•    audit@emgea.gov.br
•    coaud@emgea.gov.br


Audiências e consultas públicas

A EMGEA não dispõe de audiência ou consultas públicas previstas, nem realizadas.

 

Conselhos e Órgãos Colegiados

A EMGEA não dispõe de conselhos ou órgãos colegiados abertos à participação de representantes da sociedade.

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